18 de junho de 2024 9:14

Banner princ
   

Prefeitura de Quixaba avança no combate ao tabagismo

O tabagismo é considerado uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina. Este é um problema de saúde mundial que em Quixaba, no Sertão de Pernambuco, é combatido por meio de ações realizadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

No município, foi criado o Grupo de Tabagismo, uma ferramenta importante, que atende quixabenses que fumam e também que pretendem ou deixaram o vício.

Toda a assistência necessária às pessoas é oferecida. São feitas escutas da vivência pelo uso do tabaco, orientações, explicações sobre a dependência e fatores de risco, bem como o tratamento com uma equipe multidisciplinar, que pode ser feito de forma individual ou em grupo, com a disponibilização de medicação.

No recente encontro do Grupo de Tabagismo, uma palestra foi ministrada pela nutricionista, Mariana Lima, com o tema: “Alimentos que ajudam no controle do Tabagismo”.

O momento contou com a presença da coordenadora do Núcleo de Promoção em Saúde, Sucel Galban, da psicóloga, Isabela Patriota, e da coordenadora da Atenção Primária do município, a enfermeira, Joyce Gabryela.

“O combate ao tabagismo vem avançando dia a após dia em Quixaba. Junto à população, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito um trabalho de conscientização, prevenção e eliminação do uso de tabaco, produto este que provoca danos à saúde, podendo levar até a morte”, alerta Joyce Gabryela.

Em Quixaba, munícipes que desejam se livrar do tabagismo podem se dirigir até à Secretaria de Saúde para o processo.

O Grupo do Tabagismo se reúne na última quarta-feira de cada mês a partir das 9h30, no prédio do Bolsa Família, localizado à Rua José Pereira dos Anjos, no Centro da cidade.

PE Noticias

Deixe um comentário