18 de abril de 2024 2:11

Banner princ
 

Petrolina ganha posto de emissão de passaportes e centro especializado para TEA

No mesmo dia em que entregou 10 leitos de UTI pediátrica no Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), inaugurou dois importantes espaços na cidade, nesta terça-feira (26).

Um deles foi o novo posto para emissão de passaportes, que funcionará em sistema de parceria entre o Governo de Pernambuco e a Polícia Federal (PF) no Expresso Cidadão do município. Em seguida, no mesmo local, a gestora entregou um espaço de atendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e neurodivergentes. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Administração do Estado (SAD), é a primeira deste tipo no interior do Estado e promove o acesso à cidadania e mais acolhimento ao público infantil com TEA.

Estamos inaugurando este espaço de atendimento especializado para pessoas que têm TEA e outras neurodiversidades. Foi formulada uma cartilha para que os cidadãos possam se familiarizar com o atendimento e também estamos oferecendo um ambiente mais acolhedor e com menos estímulos. Uma iniciativa que oferece mais dignidade e cidadania aos pernambucanos“, destacou a governadora Raquel Lyra logo após a agenda que contou com a presença do prefeito de Petrolina, Simão Durando, outros prefeitos da região, secretários e lideranças de diversas cidades sertanejas.

Aqueles que precisarem do atendimento receberão um crachá com cordão que traz a simbologia do TEA para auxiliar a equipe do Expresso Cidadão a identificar e prestar o suporte necessário, além de abafadores de ruído, para minimizar a sensibilidade auditiva. A sala foi equipada com brinquedos e livros, e decorada com o objetivo de minimizar estímulos visuais externos e oferecer um ambiente mais acolhedor.

Para ter acesso ao serviço, o usuário deverá realizar o agendamento no portal PE Cidadão. No dia do procedimento agendado, basta chegar no horário marcado e sinalizar na recepção que deseja atendimento na sala especializada. Não é necessário apresentar laudo. Depois, basta se dirigir à espera para aguardar o serviço. A primeira unidade a receber um espaço desse tipo foi o Expresso Cidadão do Pina, no Recife, inaugurado em janeiro de 2024. O Expresso Cidadão ainda elaborou a Cartilha de Apoio para Atendimento Especializado.

Emissão de passaportes

Já o posto para emissão de passaportes tem capacidade para 30 agendamentos diários, o que representa 650 passaportes confeccionados mensalmente. Além desse serviço, o Expresso Cidadão Petrolina atualmente realiza uma média de 12 mil atendimentos mensais e conta com oito parceiros, entre eles Detran, Compesa, Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) e Bombeiros.

O superintendente regional da PF, Antônio de Pádua, registrou a importância do novo espaço em Petrolina. “Esta é uma data de muita comemoração, pois justamente no ano em que a Polícia Federal completa 80 anos, pela primeira vez na história, estamos em Petrolina fazendo a entrega do posto de passaporte“, disse.

Deixe um comentário