CONHEÇA ALGUNS PARENTES DO COMPOSITOR ZÉ DANTAS EM CARNAIBA

 A grande massa, a grande mídia, a grande burguesia sempre divulga a naturalidade do compositor José de Souza Dantas Filho, um dos maiores parceiros do Rei do Baião Luiz Gonzaga. Zé Dantas, assim como era conhecido ou Zezito, como era chamado em tempo de sua infância em Carnaíba, nasceu em 27 de Fevereiro de 1927 e morreu em 11 de Março do ano de 1962, porém nunca divulgaram seus parentescos existentes até os dias de hoje em Carnaíba por parte de sua avó paterna, a senhora Maria Alves de Siqueira (Marica), do sitio Prateado, zona rural de Flores e bem próximo à Carnaíba, que passou grande parte de sua vida em Mata Grande, no estado de Alagoas ao lado do irmão José Alves de Siqueira, lá ela se casou com  Manoel Higino de Sousa, passando a se chamar Maria Alves de Souza ficando conhecida por Maria Dantas e deram a luz José de Sousa Dantas e Benedito Dantas.
No ano de 1900, seu Manoel veio à passeio em Carnaíba, onde adoeceu de febre tifóide e faleceu. Quando dona Maria Dantas chegou á Carnaíba o mesmo já havia sido sepultado. Ficou morando em Carnaíba e mais tarde casou-se com Marcolino Leitão, de Custódia.
José de Sousa Dantas, se tornaria prefeito do município de Flores, morando posteriormente em Carnaíba. Casou com sua prima legitima Josefina de Siqueira aos 17 anos de idade em 27 de novembro de 1915. Dos filhos, apenas três sobreviveram, José (Zé Dantas) e Leda, nascidos em Carnaíba com o trabalho de parto da senhora Maria Pastora e Nancy, que nasceu no Bairro do Derby, em Recife.
Zé Dantas se tornou médico e famosíssimo compositor falecendo com apenas 41 anos no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, onde já morava e exercia sua função de médico. Foi sepultado no cemitério de Santo Amaro em Recife.
 Da família Siqueira Campos, encontramos vários parentes de Zedantas em Carnaiba, como é o caso dos Siqueira de dona Maria Nazaré de Siqueira Campos, conhecida como Dona Pretinha, que morreu aos 88 anos em 2013, avó do musico e artista e pintor de artes Marcos Siqueira (Foto ao lado). Segundo Ana Siqueira, filha de Dona Pretinha e mãe de Marcoos, a mesma nunca mencionou ser parente do compositor, mas falava o tempo todo de sua infância ao lado de Zedantas, Otacilio Gomes e de José Martins em tempos de crianças.
 Ainda da Familia Siqueira Alves, a mesma de Ze Dantas, encontramos o vereador a ator Luiz Alves de Siqueira (Luiz de Joel) filho do casal Joel Siqueira Campos e Dona Maria Alves Bezerra de Siqueira. Seu Joel é feirante e residente até hoje na Rua Mário Melo, em Carnaiba. Além de Luiz, os Siqueira de Ze Dantas ainda tem Gerson, Tota, Graça, Maria, Reginaldo e Cloves, João e Daniel, além de Chiquinho que se tronou um dos maiores percussionistas do estado de Pernambuco.
 O também músico Aranha Siqueira, um dos maiores saxofonistas do Brasil e que atualmente aparece com frequencias no Programa do ratinho, no S.B.T de São Paulo, mostra que tem o sangue do compositor. É filho de Dona Pretinha Siqueira e Seu zé de Ana e irmão de Pedro Siqueira, morador do Bairro de Carnaiba Velha e também chegado a cultura popular ao lado do primo Luiz de Joel em artes cênicas.

O sangue do compositor também corre nas veias do músico carnaibano Geraldo Siqueira Campos (Geraldo Sapo) e de sua irmã, a educadora Graças Campos, filhos de Seu Enoque Arruda e Dona Maria Siqueira Campos.
Francisco Alves de Siqueira (Chiquinho de Joel), também herdou o dom musical do primo famoso e tornou-se percussionista, sendo cogitado a prestar serviços em cidades como Carnaiba, Quixaba e Princesa Isabel, na Paraíba. Atualmente coordena um grande grupo de percussionistas na cidade da Quixaba, tendo recebido o convite especial do prefeito Zé Pretinho.

Ainda podemos mencionar como parentes de Zedantas o musico Zezinaldo Siqueira, o Policial Militar Zivanildo Siqueira e o musico maestro Raniery Siqueira que hoje rege a Banda Filarmônica São Sebastião, da Quixaba.

Deixe um comentário