O cantor e compositor Ranieri Mendes, líder da Banda Forró Delega, de Carnaíba, surpreendeu durante sua participação no Podcast “PodCauê na ultima semana.
Com dezenas de composições próprias, o artista indagou sobre uma música do cantor Alagoano Mano Walter, que chegou inclusive à receber a composição do cantor carnaibano em mãos.
Ranieri ou Delega, como é popularmente conhecido no Vale do Pajeú, escreveu a composição “Pra vaquejada seguir”, criada em 2017. O compositor então enviou a letra e melodia de sua música ao cantor Mano Walter, que em 2018 lançou “Boi na faixa”. No trecho da música do renomado artista, o refrão da composição do Carnaibano Delega, mudando apenas uma palavra.
Ainda de acordo com Delega durante a entrevista ao apresentador Cauê Rodrigues, chegou a acionar sua Assessoria Jurídica no intuito de cobrar os Direitos Autorais.
Delega se disse decepcionado, haja vista, o cantor Mano Walter era um de seus maiores ídolos na música nordestina.
Plagiar uma composição pode levar a consequências como processos por violação de direitos autorais, que incluem o dever de pagar indenização por danos morais e patrimoniais, ter que reconhecer os autores originais e até enfrentar sanções criminais com pena de detenção e multa. No contexto acadêmico, o plágio resulta na reprovação automática do trabalho.
- Danos morais e patrimoniais: O autor plagiado pode entrar com ações para receber indenização pelos danos causados à sua autoria e pelo uso comercial indevido de sua obra.
- Sanções criminais: Plagiar é considerado um crime com penas que podem variar de três meses a um ano de detenção e/ou multa.
- Perda de exemplares e destruição: Em alguns casos, a sentença pode determinar a apreensão e destruição de todos os materiais que contenham o plágio, além de equipamentos usados para reproduzi-lo.


